segunda-feira, 3 de Março de 2008

ALAMBAMENTO - uma tradição

Aposto que já estavam a pensar que este blog era só fotos... só praia... pois eu prometi cultura... e é isso que vou fazer!

Na sexta-feira passada, enquanto esperava na recepção de uma gráfica ouvi uma conversa muito curiosa acerca de uma tradição que ainda se "pratica" em Angola...o... ALAMBAMENTO.
E perguntam vocês: "mas o que é o Alambamento???"
pois perguntam muito bem... indo à origem da palavras, (julgo) que esta surge da união entre "Lamber as Botas" + "Casamento".

Ainda não perceberam?? Pois, é normal... passo a explicar...
Alambamento é a tradição que existe no "pedido de casamento".
Aqui o "pedido" é um verdadeiro evento... tem de ser marcado com antecedência pois os tios da noiva têm que entregar ao noivo uma lista de coisas que ele tem de "comprar" para acharem que o rapaz é digno da mão da "dama".
ja perceberam??
Ou seja o noivo tem de "comprar" a mão da noiva, "lambendo as botas" dos tios da mesma... ehehe!
vou exemplificar:
O Leo marcou com a familia da Nayma o "pedido" para Junho, então os tios da noiva entregam ao Leo a lista de coisas que ele tem de comprar até ao dia do pedido... para oferecer a estes mesmos tios (sim, nem é para a noiva!!!).
E o que consta nessa lista??
Coisas simples como: 10 caixas de cerveja, 5 caixas de gasosa, um fato para o tio, uns sapatos para a tia, 3000 doláres...etc...etc...
e se o rapaz não conseguir cumprir a lista, eles podem não dar a autorização para que o casamento se realize.

Bonito não é?? Viva a tradição!



(Será que os fatos foram todos oferecidos pelo noivo??? eheh!)

1 comentário:

jose Francisco Andre Domingos disse...

Agradeço o que escreveste para a divulgação da nossa cultura africana. Acrescentando, o alambamento é uma prática cultural do povo Bantu e que é reconhecido como CASAMENTO TRADICIONAL. Em algumas tribos, o alambamento é muito mais importante que o casamento civil. Também posso afirmar que é o primeiro passo que se dá antes do casamento religioso ou civil. Toda menina que for lembada, sente uma paz interior porque os mais velhos consideram que esta filha tirou a vergonha perante o mundo.
Um abraço de José Filho